Scars

Scars

19 e 20 Ago
21h

Recantos Performativos

Palácio Visconde da Graça

Scars Project começou como uma pesquisa em torno da ideia de corpo enquanto arquivo, servindo-se da construção, reconstrução e criação de memórias, tanto colectivas como individuais. 

Nas considerações sobre a temática do corpo enquanto arquivo, profundamente marcada pelos conceitos de memória e trauma, surgiu a questão “o que seria um corpo que tivesse experimentado todas as experiências do mundo?”. Esta interrogação, posteriormente desenvolvida noutras criações, encontrou em Scars Project um primeiro campo de experimentação, recorrendo a processos de acumulação de memórias e experiências. 

Um local (corpo) que poderia reunir todos os dados. Um organismo vivo, depositário e actor de experiência e informação. Tal como um arquivo está vinculado a reunir todas as informações concebíveis (e inconcebíveis também, se pensarmos no Aleph ou na Biblioteca de Babel, de Borges), o corpo é o guardião de todas as nossas histórias pessoais. Porém, o guardião não é apenas o que preserva, mas “simultaneamente o que oculta” (Derrida). É preciso descodificar o arquivo, o corpo e a memória. 

A tradução desta pesquisa para palco focou-se em cicatrizes. Uma cicatriz é, por definição, uma marca na pele que, como um qualquer item de um arquivo, é uma cifra esperando para ser descodificada. É sinónimo de um processo de cura e, simultaneamente, uma inscrição eterna de algum tipo de trauma. 

O processo consistiu em recolher histórias de cicatrizes. Pessoas que doavam não só a memória da sua história, como a imagem da sua cicatriz. Fui construindo assim uma narrativa em torno das várias histórias recolhidas, mapeando-as no meu corpo e, também, num corpo informe de cicatrizes – um vídeo feito com todas as cicatrizes recolhidas (em construção). 

Criação e interpretação: Ana Vilela da Costa; Vídeo: Ana Vilela da Costa e Martim Ramos; Apoio à criação: Martim Ramos; Apoio Técnico: Martim Ramos; Entidade Programadora: Largo Residências 

Entrada gratuita (mediante lotação)
Reservas até 2 bilhetes por pessoa para bairroemfesta@gmail.com