Mantendo a natureza das actividades do passado – concertos, espectáculos, cinema, exposições, ateliers, debates e passeios – o Bairro em Festa 2020 decorre de 17 a 23 de Agosto e abrange quatro zonas: Intendente, Anjos, Pena e Arroios.
Os concertos têm lugar no Quartel da GNR, à Rua Jacinta Marto. Na quinta-feira, dia 20 de Agosto, contamos com a participação de Pedro Salvador e Madalena Victorino com Companhia Limitada: o Concerto. Na sexta 21 é a vez de Filipe Sambado que passa o testemunho a António Zambujo e Jon Luz que sobem ao palco no Sábado, dia 22, com Do Fado à Morna. O encerramento no Domingo 23 fica a cargo de Ayom.
No campo das artes visuais temos exposições entre o Largo do Intendente e o Quartel da GNR (Cabeço de Bola). O fotógrafo residente João Tuna traz-nos Do Largo, ou do tirar pelo Natural, uma exposição com os rostos mais marcantes do bairro do Intendente. Numa ausência de questionamento ou preconceito, a beleza destes retratos define-se pela sua força e crueza, numa busca resiliente por um lugar que muitas vezes já não parece seu – do artista João Tuna, mas também do vizinho João Tuna, num acumular de vivências, interpretação e assimilação deste bairro que promove uma vontade ainda mais gritante de criar sobre e a partir da realidade. Idosos, cidadãos em situação de sem-abrigo, consumidores de substâncias psicoactivas, lojistas históricos. Este é o corpus deste projecto de fotografia e vídeo.
No Quartel da GNR, pode visitar também as exposições de Lígia Fernandes e de Micaela Jarast.
Tal como no ano passado, os Recantos Performativos espalham-se por várias ruas e artérias do bairro, ocupando espaços culturais (e outros não convencionais) de alguns parceiros do festival. Entre vários artistas, temos a participação do Auéééu Teatro, Bestiário, Alice Duarte e Marta Jardim, Ana Vilela da Costa, Beniko Tanaka e Claudio Hochman, Diana de Sousa, Keli Freitas, Margarida Barata e Sofia Valadas.
Estamos no ano 2020, agora os tuk tuks são veículos especiais de acesso à Cultura. É para o menino, para a menina, para ti e para mim, todos em segurança numa viagem peculiar até um destino incerto: num recanto deste bairro transformado num palco só para si (e para os vizinhos que possam estar à janela) convidamo-lo a transformar-se no espectador de uma performance privada e memorável. Do Tuk Tuk ao Artista: quatro momentos musicais em quatro locais secretos ao longo de quatro dias do Festival.
São os mesmos pátios secretos que acolhem o projecto Cine à Roda, oferecendo uma jornada entre a serigrafia, o debate/conversa e a sessão de cinema em torno de temáticas como a inclusão social, a cidadania e o direito à habitação.
As Festinhas no Bairro englobam uma programação pensada para todas as idades mas que pisca o olho aos mais novos. Aproveitando o período de férias, transformamos a Escola EB1 N.º 1 da Pena num Centro Cultural para Famílias que irá acolher diariamente espectáculos e workshops. Entre outras, contamos com criações de Cláudia Gaiolas, Catarina Requeijo, Gil Dionísio, Madalena Victorino, Rogério Paulo, Marta Coutinho e Ruca Rebordão.
A Praça das Novas Nações (Anjos) é a arena para o habitual ciclo de debates Agora: Recriar a Cidade. Vivemos circunstâncias que seriam impossíveis de prever, mas sobre o esvaziamento da cidade e as suas consequências falámos em todas as edições deste espaço de conversas de bairro. Desde debates entre jovens, à apresentação do programa Bairros Saudáveis e do processo participativo para a criação de um novo projecto de requalificação da Praça das Novas Nações, este ano interessa-nos começar a desenhar novos caminhos e saber com quem podemos contar para pensar o futuro, seja da praça ou da cidade.
Cancelar nunca foi uma hipótese, transformar está a ser o caminho.