Ayom

Ayom

23 Ago
19h

Palco Principal

Quartel GNR - B

No universo de Ayom não existem fronteiras, rótulos, diferenças entre os povos. Os integrantes desta banda multicultural, cidadãos do mundo com bagagens diversas, uniram-se entre Barcelona e Lisboa em 2019 para criar uma música original que passeia com liberdade pelos ritmos do mundo (predominantemente pela música popular brasileira) com influências afro latinas, afro lusitanas e do Mediterrâneo. Assim, a musicalidade floresce nómada, profunda, provocante e dançante, onde convivem tradição e contaminação, masculino e feminino, poesia e energia, alegria e engajamento.

O resultado é uma música sem fronteiras e que almeja a paz entre os povos, com sonoridade do Atlântico tropical, negro e mestiço, que se move entre ritmos como o carimbó, cumbia, baião, semba, coladeira, funaná, ijexá, guaguanco, entre outros. 

A banda acaba de lançar o seu álbum de estreia homónimo. Ayom é o “Senhor da música” que vive dentro do tambor e é uma entidade presente em várias culturas antigas do mundo em África, na América Latina e também na Europa. O protagonismo do tambor, assim como a presença de Ayom nestas diferentes culturas, fizeram com que este nome fosse a alcunha perfeita para o colectivo que é formado por Jabu Morales na voz, Timoteo Grignani nas letras e na percussão, Walter Martins nas percussões e voz e Alberto Becucci no acordeão.

Actualmente, colaboram com o colectivo de Ricardo Quinteira no baixo e três cubano e Olmo Marin na guitarra e cavaquinho.

Ayom é uma banda apoiada pela Produtora Ócio Cultura Brasil e Plataforma Amplifica Music, que participam activamente nas acções promovidas pela Brasil Music Exchange (BME), um projecto de internacionalização da música brasileira realizado através da parceria entre Brasil, Música & Artes (BM&A) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Voz e Percussão: Jabu Morales;  Acordeão: Alberto Becucci; Zabumba e Percussão: Timoteo Grignani; Triângulo e Percussão: Walter Martins + Baixo, Três Cubano: Ricardo Quinteira; Violão, Guitarra e Cavaquinho: Olmo Marin

Entrada gratuita (mediante lotação)
Reservas até 2 bilhetes por pessoa para bairroemfesta@gmail.com